Topo

Frequência Modulada

13 curiosidades sobre Jay Z, o bilionário do rap game

Frequência Modulada

04/06/2019 21h41

 

Essa semana é do oficialmente primeiro bilionário do rap! O homem multitask que levou o rap para outros patamares merece todas as atenções e, vale lembrar que por esses tempos estamos contando sua história musical no podcast (e sem querer, hein!), e você pode acompanhar essa série, que está em curso:

 

 

Contando com 13 álbuns de estúdio, resolvemos separar 13 curiosidades acerca da vida e carreira de Shawn Corey Carter – vamos lá:

 

1 – Jay Z cresceu em Marcy Projects, um conjunto habitacional em Bed-Stuy, no Brooklyn e esteve no começo de adolescência envolvido com o tráfico de drogas e violência de gangues de rua. Durante seus dias como um traficante, Jay carregava uma arma em uma caixa de VHS.

 

2 – Certa vez, Jay Z conversava com Thom Yorke, vocal do Radiohead sobre o lançamento de "Jaydiohead", um álbum de mashup-up de 2009 criado em homenagem ao produtor de Nova York Max Tannone, anteriormente conhecido como Minty Fresh Beats. E já pode separar seu cartão de crédito.

 

3 – Cara famoso, com amigos famosos. O ex-presidente dos EUA Barack Obama é conhecido por imitar os movimentos do rapper "Dirt off your Shoulder" em uma manifestação de 2008. O sentimento é mais do que mútuo, com Jay retrabalhando "99 Problems" como uma pista de Mitt Romney para ajudar na campanha de 2012 para a reeleição de Obama.  Apesar da estreita amizade, Jay disse que nunca será um político (ah tá, falou…).

4 – Nem todo mundo sabe quem ele é, no entanto. Veja-o explicar sua fama a uma senhora idosa.
5 – Jay tinha um relacionamento próximo com Michael Jackson, (fazendo um remix monstruoso de "You Rock My World", feito pelo duo Track Masters). MJ mais tarde retornou o favor, colocando vocais sem créditos para "Girls Girls Girls" no álbum "The Blueprint" antes de sua morte em 2009. O rapper e sua esposa Beyoncé estão atualmente pensando em comprar a propriedade abandonada de Michael Jackson em Neverland.

 

6 – Jay decidiu abrir seu set de 2008 em Glastonbury com uma cover de "Wonderwall" do Oasis apenas uma hora antes de subir ao palco. Noel Gallagher (de novo ele!), que já havia chamado o rapper de "errado" para o festival, descreveu a capa como "muito engraçada".

 

7 – O nome "Jay-Z" é uma contração da palavra "jazzy", embora muitos afirmem que ele também faz referência à linha de metrô J Z (linhas de metrô local e expressa de Nova York respectivamente, que cortam o sul da cidade no Queens, até Manhattan – passando por toda a extensão do Brooklyn) que ele usaria para vender drogas em seus dias animados, embora outras teorias apontem que ele agia em Baltimore (talvez aquela parte dos versos de Story of OJ "Please don't die over the neighborhood
That your mama rentin", faça sentido aqui).

 

8 – Com 12 anos, Jay atirou em seu irmão mais novo em uma discussão sobre um anel. "Achei que minha vida tinha acabado. Pensei que ficaria na cadeia para sempre", lembra o rapper. Seu irmão, viciado em crack no momento do tiroteio, não apresentou queixa e pediu desculpas ao irmão mais novo o visitou no hospital.

 

9 – Em 2013, Jay começou a expandir seu império Roc Nation para os esportes, estabelecendo uma agência para jogadores do mundo da NBA e além. O armador Jeremy Lin do Toronto Raptors, o zagueiro Jerome Boateng, do Bayern de Munique, e já quase fechou contratos com Jon Jones, ídolo do UFC e com o meia Lucas, hoje no Tottenham da Inglaterra.

 

10 – Certa vez aconselharam o Jay Z para escrever uma música se rebelando contra o auto-tune, dizendo: 'Não, Jay, você tem 40 e poucos anos, você precisa ser o anti a toda essa outra merda que está acontecendo. Você precisa ser como "Não, foda-se o Auto-Tune e tudo isso", segundo Young Guru, produtor do "Blueprint 3". Adivinha quem?

via GIPHY

 

11 – Jay Z frequentou a George Westinghouse Career e a Technical Education High School, no centro de Brooklyn, com os futuros rappers The Notorious B.I.G. e Busta Rhymes e Trenton Central High School, em Trenton, Nova Jersey, mas não se formaram.

 

12 – Em outubro de 2001, Jay Z se declarou culpado de esfaquear o produtor de discos Lance Rivera no Kit Kat Klub em Nova York. Para a condenação, um crime segundo grau, Jay-Z foi condenado a 3 anos de liberdade condicional.

 

13 – O rapper, que foi fotografado em uma Mercedes Benz, viveu em Londres em 1989. Jay gravou músicas e deu um rolês com uma rapper local chamada Monie Love, que depois faria bastante sucesso na America no coletivo Native Tongues (outra pauta que falaremos daqui a pouco) e mergulhou na cultura, antes de voltar aos Estados Unidos.

 

Foram essas algumas das curiosidades sobre o novato do time de bilionários da Forbes – e não deixe de acompanhar a sequência no nosso podcast, beleza?

Sobre os autores

Fabio Lafa escreve textos, podcaster, pesquisador musical e consultor em music branding.

Nyack é Dj, pesquisador musical e beatmaker.

Juliano BigBoss é estudioso do marcado do rap, pesquisador, produtor artístico e executivo.

Sobre o blog

Papo semanal e bem descontraído sobre os ritmos que movem cidades. Dicas e mapeamento de cenários musicais - clássicos e emergentes, do analógico ao eletrônico.

Blog do FM