Blog do FM

Topo
Frequência Modulada

Frequência Modulada

As vozes mais perigosas da America

Frequência Modulada

2022-01-20T19:18:14

22/01/2019 18h14

N.W.A. foi um grupo que se formou em Compton na Califórnia, em 1986. Durante os oito anos que o grupo permaneceu unido, ele continuamente redefiniu a cara do Hip-Hop da West Coast, liricamente e instrumentalmente.

 

 

via GIPHY

N.W.A. foi um dos primeiros grupos de Gangsta Rap a conseguir sucesso comercial, embora o primeiro Gangsta Rap conhecido é o som "P.S.K." de Schooly-D e logo na sequência Ice T com "Six In The Morning". Eles são os pioneiros do rap pesado, mas o N.W.A. foi o grupo que teve mais sucesso. Seu segundo álbum, "Straight Outta Compton", marcou o inicio da nova era do Gangsta Rap já que as letras e as produções eram revolucionárias comparadas aos lançamentos antigos do gênero nos anos 80.

Alguns dos membros do grupo conseguiram ter sucesso em suas carreiras solos.
Ironicamente, N.W.A. no começo era revolucionário. Eazy-E, um ex-traficante que criou a Ruthless Records com dinheiro do tráfico, queria criar um império do Rap, criando uma lista de grandes artistas. Ele não estava tendo muito sucesso até Dr. Dre – um membro do grupo World Class Wreckin' Cru e Ice Cube começaram a escrever letras para a Ruthless. Ele deu a letra de "Boyz N The Hood" para o grupo HBO da Ruthless, mas eles não queriam cantar a música, Eazy então formou o NWA, um acrônimo de Niggaz With Attitude (Negros Com Atitude), com Dre e Cube, adicionando o DJ Yella que também era do grupo World Class Wreckin Cru, e logo mais Arabian Prince e The D.O.C.

Eazy-E então lançou o álbum "N.W.A. and the Posse" pela Ruthless Records. Metade das músicas eram do N.W.A. Após esse álbum, por motivos desconhecidos, The D.O.C. e Arabian Prince não faziam mais parte do N.W.A., mas continuaram a escrever letras para eles. MC Ren então entra no grupo. Pronto, a bagunça estava prestes a começar.

O primeiro álbum do N.W.A. se chama "N.W.A. and the Posse", era um álbum mais festivo que foi totalmente ignorado.No ano seguinte com a chegada de MC Ren o grupo lançou "Straight Outta Compton", que se tornou um vicio em todos os guetos, isso sem suporte das rádios, da imprensa ou da MTV. Muitos consideram esse álbum um alerta para os problemas que estavam acontecendo na West Coast, particularmente no bairro de South Central em Los Angeles. O único membro que poderia possivelmente ser considerado um gangsta de verdade no grupo era Eazy-E, devido ao seu passado como traficante e seus problemas com a lei; o grupo admitiu que as situações demonstradas no álbum são totalmente fictícias, que eles não tinham nenhuma intenção de fazer uma auto-biografia. A maioria das músicas do "Straight Outta Compton" é sobre a vida no gueto. As três primeiras músicas parecem expressar os sentimentos das pessoas em Compton. "Straight Outta Compton" reflete um ódio crescente na cidade, "Fuck tha Police" fala sobre a violência da policia, e "Gangsta Gangsta" fala sobre a vida nas gangues. Embora tenha mais 13 músicas no álbum, ficou mais conhecido por essas três.

Cada membro do N.W.A. deu uma contribuição importante para o álbum; Ice Cube era o que mais escrevia letras do grupo, MC Ren também escrevia algumas letras, Eazy-E com suas rimas dava aquele tom engraçado nos sons. Os produtores Dr. Dre e Yella faziam as batidas para cada música, e Dre ocasionalmente fazia algumas rimas.

Algumas das rimas eram consideradas muito perigosas, especialmente a "Fuck Tha Police", uma de suas músicas mais conhecidas. Devido a essa música, Milt Ahlerich, um diretor do FBI mandou uma carta para a Ruthless Records e para a Priority, avisando os rappers que as forças da lei "não gostavam de tais atos (f*der a policia)." A carta do FBI só ajudou a atrair mais atenção para o grupo.
Esse foi um dos álbuns que motivou o esquema de controle de conteúdo das músicas pelas gravadoras (Parental Advisory). Refletindo a mudança de atitude com o tempo, o controle do conteúdo hoje em dia só aparece "aviso moderado: linguagem que causa impacto e/ou temas".

Fãs de todos os tipos e critícos consideram "Straight Outta Compton" como um dos melhores álbuns da história no Gangsta Rap, abrindo a porta para outros que viram na sequência. "Straight Outta Compton" ganhou dois discos de platina e a revista Rolling Stone o classificou como o álbum número na posição 144 de uma lista dos 500 melhores álbuns da história da música. E todos sabemos, virou filme indicado ao Oscar;:

 

Nos anos seguintes a saída de Cube e a dissolução do grupo, o N.W.A. estava dominado pelas músicas que mais beiravam paródias de Eazy-E e as produções complexas e sutis de Dr. Dre. O grupo lançou um EP chamado "100 Miles and Runnin"' em 1990, no ano seguinte lançaram o Efil4zaggin (Que é Niggaz 4 Life ao contrário) que era recheado de batidas funkydensas, e letras violentas e misóginas. As letras provocaram a ira de muitos críticos e outros cães de guarda, mas isso só serviu pra aumentar a popularidade do grupo. Embora o sucesso do grupo estava no seu auge, Dre começou a fazer esforços para sair do grupo, devido ao conflito de egos e por causa das acusações de Ice Cube.

Dre saiu do grupo para formar a Death Row Records com Suge Knight em 1992. De acordo com Eazy, Suge Knight e mais uns 20 membros de gangue cercaram a casa de Eazy-E e ameaçou matar o empresário do N.W.A., Jerry Heller, se ele não liberasse Dr. Dre do contrato. Isso gerou uma rixa grande entre Dre e Eazy, gerando várias batalhas líricas entre os dois em seus álbuns solos. MC Ren e Yella lançaram álbuns solos, que ninguém viu ou teve coragem de falar que ouviu, totalmente ignorados. Eazy-E continuou a gravar suas músicas que já podiam ser consideradas paródias, ele iria lançar um álbum de retorno chamado "Str8 Off Tha Streetz of Muthaphukkin Compton" quando ele ficou sabendo que havia contraído o vírus HIV. Morreu logo depois, colocando o fim a um dos grupos mais influentes do Hip-Hop. O Gangsta Rap se firmou como a forma mais popular de Hip-Hop nos anos 90. O N.W.A. reescreveu as regras do Hip-Hop nos anos 90, e elas ainda prevalecem até hoje.


Ice Cube e N.W.A.

O grupo N.W.A. deixou de ser uma ameaça politica quando Ice Cube deixou o grupo em 1989, após descobrir que Eazy-E e o empresário, Jerry Heller, estavam ganhando mais dinheiro que o resto do grupo. Os membros do N.W.A. não gostaram da saída de Ice Cube. Na música "100 Miles and Runnin"', do álbum do mesmo nome, Dr. Dre manda a rima "Começamos com 5 mas um não aguentou/ Agora somos 4 porque o cusão amarelou,". Na música "Always Into Somethin" o grupo chama o por seu nome, O'Shea. Na música "Real Niggaz" do álbum "Efil4zaggin", o grupo chama Ice Cube de "Benedict Arnold", o famoso traidor da Guerra da Revolução Americana, nas notas de relançamento do álbum.
Os insultos deixaram Ice Cube na febre. Seu primeiro álbum "AmeriKKKa's Most Wanted" não teve nenhuma menção do N.W.A. Ele teve uma participação no filme "Boyz N The Hood" (que era o nome de uma música de Eazy-E), no filme tem uma cena que um cara rouba a corrente de Cube, ele usa uma camisa escrita "We Want Eazy" (Queremos Eazy), o maluco leva um sacode da porra. No seu segundo álbum "Death Certificate" Ice Cube manda algumas porradas sonoras para seus antigos parceiros na música "No Vaseline", chamado o "Grupo Mais Perigoso da Terra" de "falsos" e chamando Eazy-E de "cagueta". Ele também cita o empresário do grupo Jerry Heller, alguns acharam a rima anti-semita "Vocês deixaram um Judeu separar nosso grupo."

 

Dr. Dre e Eazy-E

Logo após a saida de Cube, Dr. Dre descobriu que  as acusações de Ice Cube eram verdadeiras: Eazy-E e Heller estavam ganhando mais dinheiro que o resto do grupo, assim Dre deixou o grupo logo após. Isso, mais que tudo, significou o fim do N.W.A. Dr. Dre começou sua carreira solo, formando a lendária Death Row Records com o antigo segurança Suge Knight. Seu primeiro álbum foi "The Chronic". Na música "Fuck Wit Dre Day" e "Bitches Ain't Shit" Dre e Snoop tiram um barato de Eazy-E.
Eazy-E respondeu lançando o EP "It's On (Dr. Dre) 187um Killa". Na música "Real Muthaphukin G's" e "It's On", Eazy-E tira um barato de Dre chamado ele de "moça" e no video clipe ele mostra fotos de Dr. Dre usando cosméticos e roupas um tanto femininas (da época de Dre no World Class Wreckin Crew).

 

Após N.W.A.

Embora o N.W.A. tenha lançado apenas uma compilação, dois álbuns e um EP, o impacto que eles causaram foi enorme, com o seu legado permanecendo vivo com as carreiras solos dos membros do grupo. Após os esforços pioneiros do N.W.A., todos os membros seguiram seu próprio caminho.

 

Sobre os autores

Fabio Lafa escreve textos, podcaster, pesquisador musical e consultor em music branding.

Nyack é Dj, pesquisador musical e beatmaker.

Juliano BigBoss é estudioso do marcado do rap, pesquisador, produtor artístico e executivo.

Sobre o blog

Papo semanal e bem descontraído sobre os ritmos que movem cidades. Dicas e mapeamento de cenários musicais - clássicos e emergentes, do analógico ao eletrônico.