Topo

Like a Version: Música de qualidade vinda da Austrália

Frequência Modulada

09/10/2018 17h54

Nesta semana o Frequência Modulada indica pra vocês o projeto Like A Version da emissora australiana Triple J, que é uma gigante da comunicação entre os jovens da Austrália há mais de 40 anos e hoje consegue oferecer pautas importantíssimas no rádio (cobrindo mais de 98% da nação australiana) e on-line, nos smartphones .
Assim como o projeto Tiny Desk Concerts da NPR (National Public Radio) americana, a idéia do Like A Version é bem simples: convidar artistas e/ou bandas (sejam locais ou os de fora que estão em turnê pelo país) junto de seus instrumentos para os estúdios da rádio, ligam os "mics" e pedir para que cantem uma música autoral e uma outra que eles amam e por ventura tenha servido de inspiração. Separamos alguns vídeos dos 562 (sim 562, rs) já registrados até o momento pra dar um gostinho de como é o projeto, se liga:
 

Childish Gambino

Em outubro de 2015, Donald Glover passou por lá e gravou a canção Sober do disco STN MTN/Kauai de 2014. A música que ele escolheu pra fazer sua versão foi a Into You da cantora Tamia, R&B que se tornou hit no fim dos 90's começo dos 2000's, Donald diz que essa música marcou parte de sua adolescência e que muita das garotas que ele saiu também amavam essa música.

The Internet

Em Fevereiro de 2016 foi a vez de Syd e sua banda darem uma palhinha, do disco que estava sendo lançado da banda The Internet, Ego Deatha música escolhida pela banda foi o primeiro single lançado GIRL, produzida pelo jovem KAYTRANADA. Como inspiração primária, a banda aponta o coletivo N*E*R*D*, grupo formado por Chad Hugo, Pharrell Williams e Shay Haley, e deixam isso claro fazendo uma versão da música Tape You que está no disco "In Search Of…":

Joey Bada$$

Em abril de 2017 Bada$$ lança seu segundo álbum de estúdio All-Amerikkkan Bada$$. Em janeiro de 2018 foi a vez do menino Joey mostrar sua versatilidade musical. Além de apresentar a música Temptation, que faz parte de seu último disco, ele nos presenteou com uma versão própria de um dos hits mais aclamados do cantor Prince When Doves Cry :

GoldLink

Em março foi a vez do menino revelação Maryland, DC. GoldLink com seu álbum "What A Cost" lançado ano passado, foi muito bem recebido pela crítica tendo até indicação ao Grammy! Ao lado de Billy Davis e The Good Lords, MC e banda da Austrália, GoldLink canta o hit Herside Story. A música que ele escolhe para fazer numa versão exclusiva é a Frontin de Pharrell e Jay-Z, inspirada em uma outra versão feita pelo baterista ?uestlove do The Roots; Tem com Pharrell um projeto chamado Out of My Mind e essa é a faixa bônus. Pega:

Miguel

 O cantor Miguel também passou pelo projeto em julho deste ano apresentando a música Pineapple Skies, que faz parte do disco "War & Leisure". Miguel mostra uma versão maravilhosa de Porcelain de Red Hot Chilli Peppers, música que faz parte do disco de 2001, um dos mais vendidos da banda: Californication. Escute aqui a versão original também porque vale muito a pena!

A$AP Rocky

 A$AP é um dos artistas mais recentes a se apresentar no projeto e fez bonito! apresentou uma versão a altura de (Sittin' on) Dock of the Bay do mestre Otis Redding, veja o A$AP Rocky tirando onda!
Além de fazer esse clássico da Soul Music, Rocky chegou pesado com o Skepta também na track Praise The Lord (Dah Shine):

 

O Like A Version apresenta um artista diferente toda a semana, ou seja, sempre tem novidade sonora! Vale muito a pena ficar ligado na página da Triple J pra acompanhar o projeto e também propagar a boa música com aqueles que compartilham do mesmo gosto, exatamente como todos vocês já fazem! Muito obrigado galera, tomara que vocês curtam os sons e até semana que vem! Boa Audição.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Like a Version: Música de qualidade vinda da Austrália - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os autores

Fabio Lafa escreve textos, podcaster, pesquisador musical e consultor em music branding.

Nyack é Dj, pesquisador musical e beatmaker.

Juliano BigBoss é estudioso do marcado do rap, pesquisador, produtor artístico e executivo.

Sobre o blog

Papo semanal e bem descontraído sobre os ritmos que movem cidades. Dicas e mapeamento de cenários musicais - clássicos e emergentes, do analógico ao eletrônico.

Mais Posts