Topo

Frequência Modulada

Tiny Desk: música viva na NPR

Frequência Modulada

05/07/2018 12h02

A gigante americana da comunicação NPR (National Public Radio) realmente sabe o que faz. Dentre a programação de rádios e podcasts de cunho cultural, seu braço música criou uma brincadeira despretenciosa que vem dando ótimas sessões para quem valoriza qualidade: o Tiny Desk Concerts. São convidados para esses encontros cantores e instrumentistas para sessões rápidas, entre 15 e 30 minutos em uma sala com aspecto de iluminação natural, para versões de sucessos quase que em formato acústico, intimista. Separamos alguns dos ótimos que eles têm no sitenesse primeiro semestre do ano – olha só:

Rakim 

O nativo de Long Island (New York) recentemente retornou ao Hip Hop em grande estilo. Seu último lançamento foi um som chamado "King's Paradise" que faz parte da segunda temporada do herói do Harlem Luke Cage. Agora o tão elogiado "Deus MC" vem acompanhado de uma banda com os produtores da faixa King's Paradise, Adrian Younge nos teclados e Ali Shaheed Muhammad no baixo. Dave Henderson na bateria e Jack Waterson na guitarra. Rakim apresentou a sua música mais recente junto com os seus clássicos Paid In Full e Know The Ledge, que originalmente estreou na trilha sonora do filme Juice cujo os atores Tupac Shakur e o ator Omar Epps (série House). São 10 minutos do seu tempo que você não vai se arrepender.

Big Daddy Kane

Se o rival de longa data de Rakim foi ao Tiny Desk Concert, claro que Big Daddy Kane tinha que dar o ar de sua graça nessa série. No mês de junho o álbum Long Live The Kane completou 30 anos e no mês de abril o último disco de inéditas do Big Daddy Kane, intitulado Veteranz Dayz completou 20 anos. Apesar de não ter lançado nenhum material inédito, ele continua a prosperar com relevância no Hip Hop. Participou em músicas de artistas como Masta Ace, The Game, Joell Ortiz entre outros. Falando em shows, ele é um dos mais ocupados da sua geração. Sempre em tour pelo mundo, nos festivais ele prova com energia e habilidade não existe queda. Big Daddy Kane trouxe com ele uma base de fãs da velha escola que sempre se reúnem para ver os seus shows, acompanhado pelos músicos Matt Lambert, Benjamin Geis, Judson Nelson e John Williams. Ele começa a sua apresentação com a incrível Smooth Operator, na sequência Ain't No Half Steppin' e finaliza a sua apresentação com um incrível freestyle enlouquecendo a platéia que com certeza saiu rebocada dessa apresentação – aqui

Jorja Smith

Alguns dias depois da apresentação do Canadense Daniel Caesar, a ex-promessa e atual face do novo R&B de 21 anos participou do Tiny Desk Concert. Ela já trabalhou com grandes artistas como Drake, Kali Uchis e o mais recente foi com Kendrick Lamar na trilha sonora do Filme Pantera Negra. Jorja faz a sua apresentação solo, senta graciosamente na frente das prateleiras da NPR e manda muito bem! Lançou recentemente o seu álbum de inéditas intitulado Lost & Found e começao seu set com o single On My Mind; na sequência ela leva sua destreza vocal para um outro nível assim que ela começa a cantar a incrível Teenage Fantasy (lembrando que Jorja tinha apenas 16 anos quando escreveu esse disco). Fecha o seu set com a faixa Blue Lights, onde ela lembra das dificuldades de lidar e viver com a brutalidade policial no mundo moderno.

Pj Morton

A mais recente das apresentações no quadro conta com o talentoso tecladista de New Orleans em seu projeto solo entitulado Gumbo, estabelecido em paralelo à agenda do Marron 5 (siiim, sabiam?). Ele abre a edição com um dos sucessos do álbum, a reflexiva Claustrophobic, onde conta as várias opinões alheias sobre estereótipos e comportamento que esperam de um músico negro; sempre acompanhado da Matt Jones Orchestra, junção de 15 músicos que já o acompanham nas turnês de Gumbo e Gumbo Unplugged.

É muito tranquilo afirmar que a NPR ofertou só coisas lindas nesse primeiro semestre. E esperamos que isso te encoraje a conhecer tudo o que eles fazem além da música, vai no site que é maravilhoso. Ah, e fala pra gente de alguma outra apresentação que tenha gostado – pode ser aqui ou no Facebook. Fechado?

Sobre os autores

Fabio Lafa escreve textos, podcaster, pesquisador musical e consultor em music branding.

Nyack é Dj, pesquisador musical e beatmaker.

Juliano BigBoss é estudioso do marcado do rap, pesquisador, produtor artístico e executivo.

Sobre o blog

Papo semanal e bem descontraído sobre os ritmos que movem cidades. Dicas e mapeamento de cenários musicais - clássicos e emergentes, do analógico ao eletrônico.

Blog do FM